Mantenha uma rotina!
Crie rotinas para os dias de confinamento. Ter um dia organizado permite-lhe sentir-se mais seguro e tranquilo.
Lembre-se do seu tempo de lazer!
Tem aquele livro há muito tempo na estante? Os episódios da sua série preferida continuam guardados à espera que sejam vistos? Há muito que quer dar uma nova vida ao seu móvel? Aproveite o tempo em casa para fazer coisas que gosta e com a correria do dia-a-dia não tem oportunidade.
Guarde tempo para atividades conjuntas e individuais!
Partilhar casa com outras pessoas poderá impedi-lo de ter tempo individual. Assegure-se que, ao longo do dia, tem espaço para fazer coisas com as outras pessoas (por exemplo: jogar um jogo, ver televisão) e espaço para estar sozinho se assim necessitar (por exemplo: ouvir música, aprender algo novo).
Exercite o corpo e não se esqueça de dormir o suficiente!
Faça exercício físico. Pode recorrer às aplicações para telemóvel ou a vídeos na Internet. O exercício ajudá-lo-á a dormir melhor e a manter-se saudável.
Defina um horário de trabalho!
Se está em teletrabalho defina um horário de trabalho. Após a hora de término desligue o computador e permita-se fazer outras coisas. Se o ajudar, crie listas de tarefas a realizar para cada um dos dias.
Mantenha as rotinas alimentares!
Opte pelo consumo de frutas e vegetais. Não se esqueça da sopa que tanto o pode ajudar a aquecer nestes tempos frios. Se a cafeína o deixa mais agitado, modere o consumo da mesma.
Esteja atento às suas emoções e aceite-as!
Haverá dias em que se sentirá mais desanimado, sentimentos normais dada a situação. Procure manter a esperança e aceite todas as emoções, boas e menos boas. Se as menos boas se tornarem insuportáveis, peça ajuda.
O CTEB dispõe de profissionais qualificados para ajudá-lo a ultrapassar períodos menos fáceis.
Comentarios